A portabilidade numérica, implementada no Brasil em 2008, permite que os usuários de serviços de telefonia fixa e móvel mudem de operadora sem alterar o número de telefone. Esse direito proporciona ao consumidor a liberdade de escolher a prestadora que melhor atende às suas necessidades, sem a inconveniência de mudar seu número de contato.
Desde a sua implementação até dezembro de 2023, foram realizadas aproximadamente 96,55 milhões de portabilidades no país, segundo a Associação Brasileira de Recursos em Telecomunicações (ABR Telecom).
Desse total, cerca de 67,74 milhões (aproximadamente 70%) referem-se a migrações na telefonia móvel, enquanto o restante corresponde à telefonia fixa. No primeiro trimestre de 2023, foram registrados 2,16 milhões de pedidos de portabilidade, evidenciando a contínua relevância desse serviço para os consumidores brasileiros.
Para solicitar a portabilidade, o usuário deve entrar em contato com a operadora para a qual deseja migrar e formalizar o pedido. A migração deve ser concluída em até três dias úteis, conforme regulamentação da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel).
A possibilidade de manter o número ao trocar de operadora fortalece a concorrência no setor de telecomunicações, incentivando as empresas a aprimorarem seus serviços e ofertas para atender às expectativas dos consumidores.
Dados que mostram que o consumidor está mais atento as novidades do mercado, que agora são eles que ditam o que querem e que as operadoras precisam se adequar as modernidades e oferecer o melhor serviço para deixá-lo mais satisfeito.
Preparamos mais informações sobre a portabilidade, confira!
O que é a portabilidade?
A portabilidade numérica chegou para ajudar os consumidores a terem o poder de escolha e facilitar o seu dia a dia.
Já que muitas pessoas querem mudar de operadora; mas sem perder o seu número e também ter a burocracia; de passar o novo número para todos os seus contatos.
Existem três tipos de portabilidade: Portabilidade de Operadora (cliente muda de operadora e mantém o número de telefone), Portabilidade de Plano (o usuário mantém o número e pode mudar também de plano, como de pré-pago para pós-pago) e, por último, a Portabilidade de Endereço (o consumidor ao mudar de cidade poderá continuar com a mesma operada).
Hoje, a maioria das operadoras não cobram para realizar o serviço. Em média, o serviço é feito em até 3 dias, após a solicitação do cliente.
A linha poderá ficar até duas horas sem sinal no seu aparelho devido a transição. Não se preocupe!
Como fazer a portabilidade?
A portabilidade é um processo muito simples e da mesma forma normalmente não varia de acordo com as operadoras. Confira o passo a passo mais comum, abaixo:
É importante você está atento ao contrato que tem com a outra operadora; portanto pois algumas podem colocar multa em caso de quebra de contrato; Antes de todo o processo acima, entre em contato com ela para verificar todo o acordo.
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Por TVF Telecom / 28 de janeiro de 2025