A tecnologia chegou para facilitar a vida das pessoas comuns e também das empresas. Mas algumas novas formas de crimes virtuais surgiram e ter atenção redobrada com isso virou obrigação. Por isso, a preocupação com a segurança cibernética tem sido um dos temas mais discutidos pelas empresas de todo o mundo.
Segundo o Relatório de Segurança Digital da PSafe, o número de ataques cibernéticos no Brasil teve um grande aumento nos últimos anos. Cerca de 95% e foram detectados 120,7 milhões apenas no primeiro semestre do ano passado.
Essa mesma pesquisa ainda trouxe outro dado alarmante: mais de 60 milhões de links maliciosos foram enviados pelas mídias, seja as redes sociais ou até mesmo o WhatsApp.
Para evitar passar por algum problema e até mesmo ter os dados importantes da sua empresa roubados por pessoas mal-intencionados. Separamos quais são os ataques cibernéticos mais comuns e como fugir deles para você ter Segurança Cibernética na sua empresa.
Phishing
O Phishing é dos termos mais conhecidos quando se fala em ataques cibernéticos. Ele é a tentativa realizada por criminoso para obter informações como dados pessoais, senhas de cartões e de contas bancárias.
Isso ocorre, geralmente, pela abertura de e-mails maliciosos, sites falsos e abertura de links em redes, como WhatsApp.
Muitas pessoas acabam clicando nesses links por virem em nome de empresas conhecidas, como bancos, e-commerces e até mesmo de falsas promoções de lojas que normalmente a pessoa já é cliente.
Para não cair nesse tipo de golpe, basta prestar a atenção em pequenos detalhes da mensagem e dos e-mails, como erros ortográficos, anexos ou até mesmo a distribuição de brindes suspeitos.
A dica é nunca abrir para que se evite a invasão das informações do seu computador ou celular, sempre se atente na Segurança Cibernética.
Wi-Fi público
Um dos grandes vilões do roubo de dados é o Wi-Fi público, pois muitos possuem venerabilidades que são difíceis de serem detectadas por profissionais da área.
Nesses casos, eles podem captar e controlar as redes públicas, por isso é bom evitar acessar contas bancárias e abrir links maliciosos.
Segurança Cibernética: Senhas
Em uma empresa, as senhas podem ser uma brecha para que os criminosos possam ter acesso às informações importantes. Da mesma forma se acontecer, poderá deixar a empresa vulnerável a divulgação dos seus dados.
O ideal é que elas contem com proteção extra nas suas senhas e também avalie os sites que podem ou não ser acessados pelos computadores da empresa.
Além da utilização de senhas fortes, misturando letras, números, símbolos e longas.
Os serviços da TVF Telecom podem te ajudar
Resumindo, as empresas necessitam de proteção extra nos seus dados e serviços e o Vivo Cloud pode ajudar. Além de ser uma forma de guardar os dados na nuvem, você também poderá contar com a proteção, pois os serviços são hospedados e criptografados na Data Center da Vivo. Conheça mais sobre ele:
Por TVF Telecom / 17 de dezembro de 2024