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Devo atender o meu cliente por Whatsapp?

Com a correria do dia a dia, os aplicativos de mensagens instantâneas chegaram para facilitar, não somente o lado pessoal, como também o profissional.

Devido a isso muitas empresas vêm optando por trazer aplicativos como o WhatsApp para o ambiente corporativo, para que o contato com o cliente se torne mais ágil e eficaz. Mas será que as empresas estão fazendo certo em atender os seus clientes por esse aplicativo?

Um cliente que entra em contato com uma empresa pelos aplicativos de mensagens instantâneas, buscam uma resposta mais rápida e a resolução do seu problema.

Para as empresas isso trouxe mais facilidade; já que muitas podem fazer negócios por ele; como aumentar as suas vendas e também deixar os seus clientes muito mais próximos.

No entanto, é importante ter alguns cuidados para que esse atendimento seja feito de forma eficaz e profissional. Com a cara da empresa. Separamos alguns pontos importantes para que você possa tirar suas dúvidas e se deve ou não atender os clientes por esse meio, confira!

Vantagens

As vantagens de atender os clientes via WhatsApp ou qualquer outro aplicativo de mensagem instantânea são muitas e vão além da agilidade:

Atendimento pessoal e rápido: pelas mensagens chegarem instantaneamente do momento que é enviado, se você estiver online poderá responder a mensagem imediatamente sem deixá-lo em uma fila de espera.

Informação passada de forma mais clara: esses aplicativos permitem o envio de fotos, áudios e vídeos. O que facilitam ainda mais a comunicação.

Não tem custo: um dos maiores benefícios do WhatsApp é que ele não tem custos, basta apenas ter um chip de qualquer operadora para usá-lo livremente.

A versão do WhatsApp Business, por exemplo, conta com diferenciais em relação à conta normal, e é perfeito para as pequenas e médias empresas.

É mais uma opção para o cliente: o bom de contar com esse tipo de aplicativo é que ele se torna mais um canal de atendimento ao cliente, entre os já tradicionais como o e-mail e o telefone.

Desvantagens do WhatsApp

Apesar das várias vantagens, a utilização também conta com algumas desvantagens. Em menor número, claro, mas que pode fazer você repensar no seu uso em seu negócio:

Não é possível medir a satisfação do cliente: se você não questionar o cliente como o atendimento foi, não será possível verificar o grau de satisfação.

Cliente pode entrar em contato em momentos de lazer: se você usa o mesmo telefone pessoal para os negócios, poderá passar por situações em que o cliente entra em contato em momentos em que você não está trabalhando. O ideal nesse caso, é ter um aparelho exclusivo para a empresa.

Fora essas três questões, os aplicativos de mensagens instantâneas podem ser de grande valia para o seu negócio.

Eles auxiliam na resolução de dúvidas de forma fácil e sem burocracias de perda de e-mail ou telefonemas não atendidos. O cliente ficará mais satisfeito e a possibilidade de novos negócios será ainda maior.

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Por TVF Telecom / 01 de outubro de 2024